Pular para o conteúdo principal

Lançamento oficial de "A Literatura além dos livros" na Escola Danton em 25/04

Na última sexta-feira, 25 de abril de 2014, ocorreu a solenidade de lançamento do projeto "A Literatura além dos livros", que contou com a presença da comunidade escolar, autoridades dos municípios de Canela e Gramado, convidados e imprensa.

O projeto visa a criação de um novo espaço de leitura dentro da Escola Danton Correa da Silva ao utilizar as paredes do estabelecimento como meio para a divulgação de obras literárias.

Esse projeto parte de uma reflexão de que os livros precisam da literatura para sobreviver, mas que a literatura pode viver após os livros. Essa ideia está posta no "Manifesto do pós-romance por uma literatura abstrata", publicado no livro De Pernas Abertas.

O objetivo principal é despertar o gosto pela leitura em um ambiente contumaz e ainda não aproveitado com esse intento. O objetivo específico é aproximar os jovens da literatura, levando o texto até eles em vez de esperar que busquem os livros por conta própria.


Matéria de Mateus Fontana para o jornal Integração de terça-feira, 29/04/2014.

























Matéria de Janaína Casanova para o Jornal de Gramado de sexta-feira, 02/05/2014.






















Matéria de Márcio Cavalli para o jornal Nova Época de sexta-feira, 02/05/2014.









Discurso da diretora da Escola Danton Correa da Silva, Leandra Aires dos Santos.
















Trecho do meu discurso: "(...) quando a literatura pode ir além dos livros, ela vai até onde as pessoas estão. Em tempos em que livrarias fecham e bibliotecas são mais frequentadas por moscas e mosquitos do que por pessoas, levemos o texto literário até o espaço público. Ninguém ama o que não conhece, então é importante que os apreciadores de literatura apresentem o seu amor pelo texto a quem ainda não despertou para essa possibilidade".








Convidadas leem o conto "O pai que não foi" em uma das paredes da escola.














Alunos leem as obras da escritora e professora Cida Wolff.















Em primeiro plano, da esq. para a dir.: Luia Barbacovi (vice-prefeito de Gramado), Inez V. Machado (secretária da escola), Heliane Bortoli (professora), Josiane Vasconcelos (vice-diretora da escola), Cida Wolff (escritora e professora da escola), Pablo Antunes, Leandra A. dos Santos (diretora da escola), Marcelo Veeck (secretário adjunto da Educação de Canela).



Poema "A saudade marca o peito" registrado em uma das paredes da escola.




















Ao lado da escritora e professora Cida Wolff, a prefeita em exercício de Canela, Carmen Seibt, deixa a sua mensagem no livro do projeto.












O banner do projeto "A Literatura além dos livros".



















O sucesso desse projeto depende de todos aqueles que o apoiaram em todos os momentos. Agradecimentos são muitos, pois fui muito bem acolhido no interior da Escola Danton Correa da Silva por professores, funcionários, alunos e pais.

Agradeço, especialmente, àquelas que estiveram o tempo todo na organização, no apoio e na divulgação: a diretora Leandra, a vice-diretora Josiane, a professora e escritora Cida, e, especialmente à incansável professora Heliane.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Grande Irmão" vai escolher o seu próximo presidente

Este texto é a minha mais recente colaboração com o Observatório da Imprensa. Convido-os à leitura.

"O Grande Irmão" vai escolher o seu próximo presidente
Por Pablo Antunes em 16/10/2017 na edição 962

"À medida que o tempo passa nos aproximamos do futurístico ano de 1984. Toda a contagem de tempo é uma abstração racional do ser humano para entender a natureza, por isso pouco importa se estamos em 2017, em 5778, em 1438 ou no ano do Galo de Fogo. O que nos interessa neste período histórico é que estamos cada vez mais próximos do controle social antecipado, talvez profetizado, pelo escritor George Orwell em sua famosa obra de ficção científica.

O xadrez político das democracias ganhou uma nova peça que se move com a leveza de uma rainha em meio a peões distraídos. Atuando no caro mercado das campanhas eleitorais desde 2013, a Cambridge Analytica deve chegar com força para operar nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Essa companhia britânica utiliza análise de dados …

Lançamento de "Poligamia Ou O Amor Maior"

Na sexta-feira, 20/10 às 19 horas, o escritor Pablo Antunes fará o lançamento do seu livro eletrônico Poligamia Ou O Amor Maior no café-livraria Aroma Literário em Canela. O endereço é: Rua Visconde de Mauá, 641, Centro, Canela/RS.

Mais do que uma ficção sobre poligamia ou monogamia, o livro trata da diversidade do amor, porque não existe uma maneira certa de amar. Errado é viver uma vida inteira sem amor.

A obra, que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura Nacional, será apresentada com leituras e interpretações de trechos pelas atrizes Sabrina Sá e Sílvia Marzullo, pelo ator Rodrigo Guterres e pelo próprio autor. Na sequência teremos um bate-papo sobre o livro e os temas que são abordados nele.

Já disponível para tablets, celulares, computadores e aparelhos Kindle, Poligamia Ou O Amor Maior está à venda em: https://www.amazon.com.br/dp/B075GH8V4X/

Aproveitem também para aprender como usar os leitores de e-book, pois vamos ensinar como tirar o melhor dessa tecnologia.

Acompanhem também a …

Ouça a entrevista no Produto Local

Entrevista com Pablo Antunes​ sobre Poligamia Ou O Amor Maior​ no Produto Local, apresentado por Luciano Souza​, na rádio Clube FM 88.5 de Canela/RS​.

Ouça o podcast do PRODUTO LOCAL e compareça ao lançamento do livro eletrônico na sexta, 20/10, às 19h no Aroma Literário (Rua Visconde de Mauá, 641, Centro, Canela/RS).